
Esperanto: conheça este idioma
O Esperanto foi criado pelo médico polaco Luís Lázaro Zamenhof em 1887.
Poliglota, dominava onze línguas e decidiu criar um idioma universal, simples e fácil de aprender, para ajudar na comunicação entre os povos das diferentes culturas.
Para esse efeito, com base nas línguas que conhecia, Zamenhof criou o dicionário de esperanto! A wisdom TRANSLATIONS trouxe algumas curiosidades!

Em que consiste o esperanto?
Na realidade, é o resultado do que existe de melhor em várias línguas como o inglês, espanhol, francês, italiano e alemão, juntos num só idioma.
Ele tem 16 regras básicas e uma gramática regular. Por exemplo, as conjugações verbais são as mesmas para todos os verbos. Isto significa que quem aprender a conjugar um, aprende a conjugar todos!
É também mais simples e rápido de aprender que a maioria, considerado dez vezes mais fácil que o inglês.
A bandeira que representa o esperanto tem uma simbologia interessante que transparece esta ideia. É maioritariamente verde, conhecida como a cor da esperança, com um espaço branco que simboliza a paz e uma estrela de 5 pontas que representam os cinco continentes.

União universal num idioma
O objetivo do esperanto, não é substituir nenhum idioma, mas sim ser aprendido com uma segunda língua de forma universal, unindo povos com línguas maternas diferentes entre si.
Assim, é uma forma das culturas manterem a sua identidade e ainda assim manterem-se conectadas entre si.
Em 1954, a ONU reconheceu o esperanto como língua e desde 1984 que recomenda a todos os países membros o seu ensino
Hoje em dia, esperanto é falado em mais de 120 países e já existem mesmo músicas e filmes nesta língua universal!
Gostava de aprender o idioma? Hoje em dia pode fazê-lo na plataforma Duolingo. Aproveite para aprender a comunicar com vários cidadãos do mundo!